Helio Godoy apresenta propostas para a Cultura em sabatina no coletivo Maloca

IMG-20160808-WA0085Valorização da Cultura em todas as suas manifestações e criação de novos espaços para a formação e apresentação artística em todas as regiões da cidade. Assim podem ser sintetizadas as propostas debatidas por Helio Godoy na noite desta segunda-feira, 08/08, com o coletivo Maloca de Cultura. Com mediação de Estevão Campos, a sabatina reuniu cerca de 30 participantes e foi transmitida ao vivo pelas redes sociais.

IMG-20160808-WA0106O último dos encontros com os candidatos a prefeito realizados pelo coletivo Maloca durou mais de duas horas.
Helio Godoy respondeu a perguntas formuladas pela plateia e pelos internautas. A maioria dos questionamentos e sugestões girou em torno da liberdade de manifestação cultural pelos grupos ou artistas individuais, bem como sobre o apoio da municipalidade às manifestações culturais, principalmente as populares. Também não faltaram críticas à interrupção de projetos culturais e educacionais pela atual administração.IMG-20160808-WA0121

Helio Godoy mostrou-se solidário com os artistas e disse que "a cultura, em todas as suas vertentes, é fundamental para a formação da cidadania e transmissão de valores às novas gerações". Por isso, entre as suas principais propostas está a criação de espaços para a formação e apresentação artística em todas as regiões da cidade. E exemplificou: "Na época em que cuidávamos do Centro Esportivo do Jardim Maria Eugênia, criamos e abrimos espaço para o grupo de teatro do bairro e teve apresentação com mais de 500 pessoas. IMG-20160809-WA0007Não precisamos de grandes obras, tampouco de verbas expressivas para fomentar a cultura e os demais serviços públicos. É preciso criatividade e determinação. Ações simples podem contribuir para a criação de um ambiente saudável para o surgimento de novos talentos em todas as áreas. Por isso, vamos estimular o uso dos teatros existentes em várias escolas municipais e implantar novos espaços culturais." Godoy anunciou que pretende, por meio de convênios e outros instrumentos legais, incorporar a área central da antiga Fepasa para a implementação de um  amplo projeto de revitalização, incluindo um centro de convenções e espaços temáticos.

Confira abaixo, algumas das principais propostas de Helio Godoy para a área de Cultura:

Fomento a novos programas e criação de centros culturais nos bairros; 

Valorização e recuperação do Patrimônio Histórico e Cultural por meio de articulação com as diversas áreas e órgãos públicos e privados ligados à cultura.

IMG-20160808-WA0116Além de manter a Lei de Incentivo à Cultura (LINC) e de continuar apoiando a FUNDEC, vamos propor a ampliação das suas atividades, estimulando a criação de núcleos regionais;

Atualização do acervo da Biblioteca Municipal e da Biblioteca Infantil e criação de museu multitemático (música, brinquedos e outros) e de midiatecas nas sedes da Prefeitura Aqui (subprefeituras), com livros, DVDs e CDs e, dentro do conceito de Cidade Inteligente, pontos de acesso remoto às bibliotecas e principais museus do País.

Criação de um programa de Turismo Cultural. 

Parcerias para incorporar à municipalidade a área da antiga Fepasa, que já foi tombada pelo Patrimônio Histórico e Cultural do Estado. Juntando com a área da antiga Villares, a ideia é criar um amplo espaço sócio-econômico-cultural. Um novo centro, com teatro, museus, restaurantes, edifícios residenciais e prédios públicos, como a sede da Prefeitura Aqui e da guarda municipal. Na atual oficina de trens da ALL, implantar um grande centro de convenções de uso misto: para feiras e exposições empresariais, eventos cívicos (desfile do aniversário da cidade, por exemplo) e também esportivos, recreativos e de cultura e lazer, como desfile de carnaval, shows, peças teatrais, espetáculos circenses e oficinas/exposições culturais variadas e - em espaço específicos - apresentações de poesia e autores.