Câmara aprova, por unanimidade, Comissão permanente para a habitação

Os vereadores de Sorocaba aprovaram nesta manhã (terça-feira, 15/4), por unanimidade, a criação da Comissão Permanente de Habitação e Regularização Fundiária da Câmara, proposta por Helio Godoy (PSD) assim que retornou ao Legislativo.

De acordo com ele, o objetivo da Comissão é fiscalizar e propor outras ações referentes à habitação social, como diretrizes para novos empreendimentos, mobilidade urbana e evolução da demanda habitacional, além do Plano Municipal de Regularização Fundiária. “Nossa luta pela conquista da casa própria para as famílias mais carentes não vai parar, bem como nosso esforço para que aqueles que não têm a escritura de seus imóveis consigam realizar esse sonho por meio do programa de regularização fundiária que organizamos na Prefeitura”, disse Godoy.

1836674_665011240203224_5436425350395276303_o O vereador é considerado um dos maiores especialista na área de regularização fundiária. Já foi convidado a fazer palestras em Minas Gerais e em congressos de municípios paulistas. O Modelo de Sorocaba, criado por Godoy, foi incorporado pelo Governo do Estado de São Paulo e é utilizado em todos os municípios para a legalização de conjuntos e núcleos habitacionais.

A criação da Comissão de Habitação e Regularização Fundiária pela Câmara de Sorocaba – e que deverá ter Godoy como presidente – ocorreu um dia após o anúncio, em sua página em Rede Social (Facebook) – que vai pleitear junto à direção do PSD sua candidatura a Deputado Estadual.

Helio Godoy diz que uma de suas bandeiras será justamente colaborar com os demais municípios da futura região metropolitana, nos quais se estima que haja mais de 100 mil imóveis que precisam ser regularizados, a implantar legislação semelhante à de Sorocaba. Em todo o Estado, a estimativa é de que existam mais de um milhão.

Além da Comissão de Habitação, o vereador Helio Godoy retomou a sua participação em comissões permanentes da Câmara, como a de Ciência e Tecnologia, que ele criou; a de Agricultura e Abastecimento, que vai analisar a diminuição de áreas agricultáveis no município, e a de Ética.

Outro projeto já apresentado por Godoy deve beneficiar os pequenos e médios agricultores, por meio de ajuda financeira para a preservação de matas ciliares, das nascentes e córregos.

“A água é o nosso bem mais precioso e Sorocaba já apresenta sérios problemas de abastecimento, uma vez que a represa de Itupararanga está próxima do limite de fornecimento. Vários poços também secaram e já se notam falhas e suspensão do fornecimento de água em vários bairros e também nas zonas industriais, causando problemas à produção das empresas e ao cotidiano de milhares de famílias”, argumenta Godoy.