GODOY LIDERA COMISSÃO DA CÂMARA QUE VAI A BRASÍLIA COBRAR DNIT SOBRE ANEL RODOFERROVIÁRIO REGIONAL

image O vereador Helio Godoy, PSD, presidente da Comissão de Discussão para a Construção de um Anel Ferroviário em Sorocaba, anunciou na sessão desta terça-feira que vai a Brasília, juntamente com os vereadores Crespo (DEM), Muri (PRP) e Neusa Maldonado (PSDB), para verificar no DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – o andamento dos estudos e cobrar uma rápida resposta das autoridades sobre o assunto.

A audiência foi pedida após a Câmara retomar os trabalhos da Comissão criada depois de ocorrências graves envolvendo os trens de carga no trecho urbano de Sorocaba, como o descarrilamento de vagões carregados com combustíveis no Jardim Humberto de Campos. 

A onda de saques às composições e os transtornos ao trânsito, reforçaram a necessidade de se buscar solução para o que se tornou um dos principais problemas do cotidiano de Sorocaba. Há poucas passagens, o que causa estrangulamento no tráfego e frequentes acidentes, sobretudo com caminhões que acabam entalados sob os trilhos na Praça da Bandeira, no centro, por exemplo.

A falta de limpeza e o mato alto ao longo dos trilhos fazem da área esconderijo de marginais, além de facilitar a proliferação de insetos e animais peçonhentos.

Na época (2011 e 2012), foram realizadas audiências públicas com a participação de autoridades, especialistas, cidadãos e diretores da ALL – América Latina Logística, concessionária que opera a ferrovia.

Dados apresentados pela a ALL mostraram que a velocidade média dos trens no perímetro urbano não passa de 9 km por hora, o que aumenta o tempo de exposição ao barulho, prejudicando as aulas nas escolas próximas aos trilhos. “Mas a maior preocupação – diz Godoy – é mesmo com os acidentes. Ficou claro que a Defesa Civil não estava e não está preparada para um eventual acidente de grandes proporções. Se aquele descarrilamento do Humberto de Campos tivesse sido perto de uma escola e o combustível pegado fogo, as consequências poderiam ter sido desastrosas.”

“Fruto daquelas discussões – acrescenta Godoy – a própria ALL apresentou à Prefeitura e ao DNIT um estudo sobre um provável traçado de anel ferroviário, o que se torna ainda mais necessário com a criação da Região Metropolitana. Além de resolver um dos principais problemas de Sorocaba, a mudança do traçado da linha poderá atender de forma mais eficaz a necessidade das indústrias exportadoras e fomentar desenvolvimento das demais cidades da região, como Itu, Porto Feliz, Tatuí, Iperó, que também poderão utilizar um eventual terminal de carga ligado ao Porto Seco.”

E é justamente em defesa destas teses que a Comissão de vereadores liderada por Godoy vai a Brasília nesta quarta-feira, 04/06. A reunião no DNIT está marcada para as 11h. O Deputado Federal Jeferson Campos (PSD) também vai acompanhar a comitiva da Câmara de Sorocaba.