Helio Godoy quer anel ferroviário para tirar trens de carga do centro de Sorocaba

Proposta também favorece os municípios da Região Metropolitana

image Helio Godoy, que preside, desde 2011, a Comissão da Câmara que busca solução para os problemas causados pelos trens de carga e estuda melhorias para garantir a mobilidade urbana, liderou um  grupo de vereadores de Sorocaba que foi a Brasília se reunir com a direção do DNIT para cobrar do governo  estudos visando a construção de um anel ferroviário. No encontro, foram relatados os  problemas causados pelos trens de carga, como acidentes, poluição e o estrangulamento do sistema viário, que provoca verdadeiro caos no trânsito da Sorocaba, além do terror vivido pela  população que mora ao lado da linha.

Helio Godoy pretende incorporar o novo traçado da linha férrea ao Plano Diretor proposto pela Administração e em discussão pela Câmara e representantes da comunidade.

Em breve, será realizada na Câmara uma audiência pública com a participação dos analistas de infraestrutura do DNIT, que vão opinar sobre o trecho sugerido, margeando a já prevista Radial Norte.

Helio Godoy enumera os benefícios da proposta: “a retirada dos trens de carga do centro permite a solução para o trânsito e o transporte coletivo em Sorocaba, melhorando a mobilidade em toda a cidade. A atual linha férrea poderá receber, por exemplo, um trem chamado VLT – Veiculo Leve sobre Trilhos, ligando vários bairros ao centro de Sorocaba”.

Outro aspecto de fundamental importância apontado por Helio Godoy é o fomento ao desenvolvimento regional, à zona industrial e ao Parque Tecnológico. “Até agora, Sorocaba servia apenas de passagem para os trens, mas, com a linha passando pela Zona Industrial e pelo Porto Seco, a cidade pode se tornar um pólo de transbordo, beneficiando também as empresas de toda a Região Metropolitana, como as de Votorantim, Itu, Iperó, Porto Feliz, Boituva, Tatuí – e até do Sudoeste, como Itapetininga e Itapeva. A produção regional viria por rodovia até Sorocaba e daqui seguiria por trem para o seu destino, incluindo a exportação pelo Porto de Santos, o que geraria ainda milhares de novos empregos”, diz o parlamentar.

Estes estudos, em conjunto e com suporte técnico da área de análise do DNIT, vão dar subsídios para que o projeto possa ser incluído no PAC-2 e, em consequência, no orçamento da União. “ Trabalhamos por mais de três anos neste projeto que agora vai tomar corpo e, certamente, obter viabilidade econômica, trazendo um grande benefício para toda a nossa região”, conclui Helio Godoy.