Parlamento Metropolitano: proposta de Godoy é aprovada no Congresso de Municípios

HG plenária 59 CEMHG aprsenta proposta PM no 59 CEMA plenária da manhã dessa quarta-feira, 8/4, do Congresso Estadual de Municípios aprovou a proposta apresentada pelo vereador Helio Godoy de criação do Parlamento da Região Metropolitana de Sorocaba. O parlamentar fez a defesa da ideia e entregou à Mesa Diretora documento com toda a fundamentação jurídica e a justificativa da proposta, obtendo a adesão de vários vereadores de municípios da região,como 59º CEM pres CM VotorantimHG e EtelvinoHG WM WD em Serra NegraVotorantim, São Roque, Sorocaba e Tapiraí.  Na tese apresentada, estão os dados referentes aos municípios que compõe a RMS, a 5ª do Estado,  com população de 1,8 milhão de pessoas e PIB de 40 bilhões de reais, o 15º do Pais. Ao todo, são 309 vereadores nas 26 câmaras municipais que deverão indicar seus representantes para a composição do Parlamento Metropolitano.                                                       

HG e Misiara 08 04 15encontro com repres parlamentos 08 abr (2)Em seguida, Helio Godoy participou de reunião dos representantes dos 26 parlamentos regionais já organizados pela UVESP – União dos Vereadores do Estado de São Paulo, entidade presidida Sebastião Misiara. 

Os parlamentos têm realizado caravanas e eventos temáticos, para a apresentação e discussão de boas práticas e problemas comuns, que afetam aos municípios da região. Os parlamentos regionais também organizam a apresentação conjunta de reivindicações das comunidades diretamente aos secretários estaduais e ao Governador.
HG com vice gov Marcio FrançaNa terça-feira à noite, em encontro com o vice-governador, Márcio França, Godoy falou da proposta de criação do Parlamento da Região Metropolitana de Sorocaba. O vice-governador, quando prefeito de São Vicente, foi o primeiro presidente do Conselho da Região Metropolitana da Baixada Santista e se colocou à disposição para apoiar a de Sorocaba. Segundo o vice-governador, é preciso criar o Fundo de Custeio da Região Metropolitana. Todos os municípios devem aprovar leis autorizando a destinação de recursos para o Fundo, de modo que o Governo do Estado também possa efetuar os repasses na mesma proporção.