SONHO DA CASA PRÓPRIA

Já é realidade para milhares de famílias de Sorocaba

Helio Obras Depois de se destacar, na eleição de 2012, como o vereador mais bem votado de Sorocaba (7046 votos), Helio Godoy (PSD) assumiu a Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária e em pouco mais de um ano revolucionou a área habitacional. Colocou a moradia popular no centro dos investimentos sociais no município “para levar moradia digna para todos”.

Godoy explica que, “primeiro, criamos o programa municipal de habitação, o Nossa Casa. Depois, fizemos o cadastramento, chegando a mais de 40 mil famílias”. O cadastro permitiu que a Prefeitura conhecesse o perfil das famílias que precisam de uma casa, conforme os critérios e benefícios dos programas do Governo Federal (Minha Casa, Minha Vida), do Governo Estadual (Casa Paulista) e do Município (Nossa Casa).

Helio Godoy iniciou mais de 5.600 moradias, superando o total entregue nos últimos 20 anos.

helio2-2 “Demos andamento aos projetos, fizemos andar os processos e conseguimos agilizar a assinatura dos contratos, que passam de R$ 608 milhões, destinados às habitações e aos equipamentos públicos, como escolas, postos de saúde e lazer nos conjuntos.” Tudo a fundo perdido, ou seja, dinheiro da União e Estado; nada é pago pela prefeitura ou pelos cofres municipais. E boa parte dessas obras já pode ser vista no Residencial Carandá, com 2.560 moradias, no bairro Caguaçu; no Bem Viver, com 144, no Cajuru; no Parque da Mata, com 320, no Maria Eugênia; no Viver Melhor, com 416, no Jardim Betânia; e no Barão do Ipanema, com 2.160, também no Caguaçú. Todas em ritmo avançado, o que também tem gerado milhares de empregos no setor da construção civil. As primeiras 464 unidades foram sorteadas no dia 25 de maio.

“Ficamos muito felizes, porque ajudamos a resgatar o sonho da casa própria para as famílias humildes e trabalhadoras. Um sonho que estava virando pesadelo pela falta de projetos habitacionais para famílias de baixa renda”, diz Helio Godoy. Ele explica que “os recursos são administrados e transferidos pelos bancos do programa diretamente às construtoras, cadastradas na Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. Além das 5.600 moradias iniciadas no primeiro ano, deixamos aprovadas outras 4.608 unidades, cujas obras poderão ser iniciadas, a critério do novo secretário de Habitação, nos próximos meses. Isso poderá resultar em mais de dez mil moradias nos próximos anos,  beneficiando milhares de famílias que hoje pagam aluguel”.

Bem Viver DCIM\100GOPRO Parque da Mata caguaçu - barao-do-ipanema 2